sábado, 29 de janeiro de 2011

Apocalpise

Por: Evandro José

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap 1.3)
Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (N.V. I)
Três coisas as Escrituras nos alertam a fazer “ler, ouvir e guardar”, não basta apenas eu ler a Palavra, mas também devo ouvir, e não basta apenas ouvir, mas devo também guardar.
“E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem par a esquerda”. (Is 30.21)
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.( Jo 14.26)
Ler “Bem-aventurado aquele que lê...”
Como cristãos, temos o dever de ler a Palavra de Deus “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração”.                   (Cl 3.16)
A leitura diária das Escrituras, nos trará entendimento e clareza de como devemos nos portar diante de Deus. A Palavra de Deus deve habitar em nós; ter morada permanente em nosso coração. Só ler também não adianta, eu tenho que ouvir?
“Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas, querendo ser doutores da lei e não entendo nem o que dizem nem o que afirmam”.(1Tm 1.5-7)
“Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”. (Rm 7.6)
O fim do mandamento é o “amor”. Quando não a o amor, contendas e divisões surgem causando ressentimentos, mágoas e tristeza. Pessoas se levantam criando doutrinas e falsos pensamentos de paz, seduzindo a muitos a um caminho de perdição e mundanismo. Ao recebermos Cristo em nossa vida, o humano morre e o espiritual nasce. Então somos livres da lei, porque a lei está condicionada a nossa vida na carne, e não no Espírito. Uma pessoa que serve a Deus no Espírito, ela automaticamente servirá e irá obedecer a lei. Por isso Paulo dizia:
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. (Rm 8.1,2)
Ouvir “e os que ouvem as palavras desta profecia...”
“Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.             (Jo 16.13)
Aqui temos uma grande promessa? a vinda do Espírito Santo. ELE é quem nos guiará em toda a verdade. Ao ler as Escrituras, o Espírito Santo de Deus nos revelará aquilo que está oculto por detrás das letras, onde somente o Espírito Santo pode penetrar mais ninguém;
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”. (1Co 2.11,12)
Este texto é claro e não deixa dúvidas; só podemos conhecer e viver as Palavras de Deus, recebendo sua aprovação e seu selo que é o Espírito Santo, sem o Espírito de Deus em nós, nosso conhecimento vai se manter na esfera do emocional e do natural, não alcançando a revelação e o sobrenatural de Deus, oremos e nos humilhemos diante do Senhor pedindo a ELE seu Espírito para que possamos conhecer o que nos  é dado gratuitamente por ELE.
“Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. (1Co 2.16)
Guardar “e guardam as coisas que nela estão escritas...”
“Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, vosso Deus, para vos ensinar, para que os fizésseis na terra a que passais a possuir; para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados”.
O que significa guardar os mandamentos do Senhor? Será que ir à igreja, participar de suas atividades, ou ser um membro de uma igreja significa que estou andando no caminho e indo para o céu. Creio que guardar é muito mais profundo do que simplesmente isso. Guardar significa obedecer e amar a Deus e a seu Filho Jesus acima de tudo e de todas coisas. Jesus mesmo afirmou isso;
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele... Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou”. (Jo 14.21 e 22,23).
O guardar os mandamentos do Senhor não deve ser algo pesado ou difícil, mas sim algo, digno e honroso e deve ser feito com alegria. Quando não amamos ao Senhor de todo o coração; lemos, ouvimos mais negligenciamos “Do qual (Jesus) muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir”.(Hb 5.11)
“folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas”.(Sl 119.14)
“Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua Palavra”. (Sl 119.16)
Porque o tempo está próximo
O fim se aproxima e o Senhor nos enviou sua CARTA DE AMOR que é sua PALAVRA ESCRITA, ELA está ao alcance de nossas mãos, bem perto de nós Ela está; cabe a cada um de nós lermos, ouvirmos, e o principal de tudo, guardá-los com amor e reverencia.
Apocalipse foi escrito há aproximadamente dois mil anos atrás; se João o escrevesse hoje, ele não escreveria que o tempo está próximo, mas que o tempo já chegou.
Devemos  atentar-nos a sua Palavra e buscar nELE forças para obedecer e amá-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário